quarta-feira, 29 de maio de 2013

DIA DO DESAFIO


Dia 29 de maio é o Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar. As educadoras Dayana e Viviane programaram uma atividade muito divertida que contou com a participação dAS famílias no período da manhã. No período da tarde foi a vez das crianças e funcionários do CMEI participarem da atividade. No total o CMEI registrou a participação de aproximadamente 310 pessoas no Dia do Desafio! Você se mexe e o mundo mexe junto! Confira as fotos dos dois momentos.
 
 

 

sábado, 18 de maio de 2013

LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


TURMA: MATERNAL II
EQUIPE: LUCIANA, RAFAEL E VIVIANE

Diariamente trabalhamos a leitura de fruição pelo educador e semanalmente a contação de histórias, como “A viagem a casa da vovó”, levando as crianças ao mundo de faz de conta e ao mesmo tempo mágico, em que todos participam e se descontraem.
“Contar histórias é a mais antiga e, ao mesmo tempo, a mais moderna forma de comunicação. Durante muitos anos, ouvir uma história, contá-la e recontá-la foi a maneira de preservar os valores e a cultura de uma determinada comunidade... A história contada oralmente acolhe, consola, alimenta o imaginário e constrói o repertório para as crianças lidarem com situações do dia-a-dia”. Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil: Leitura e Contação na Educação Infantil – página 08.
As crianças também tem a oportunidade de contar histórias na turma do Maternal II. “Ao realizar a leitura, mesmo que de maneira não convencional, a criança sente-se capaz de ler e acredita que o faz ao relacionar texto e imagem ou conhecer o conteúdo do texto por memorização”. Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil: Leitura e Contação na Educação Infantil – página 14.
É gratificante para nós educadores identificar em nossa turma o gosto pela leitura e estimulamos ainda mais com um grande propósito de formar leitores.

“O livro é um segundo caminho, como o sonho, mas é sonho que dura, pois sendo legível, tem o poder de se repetir. Ao me representar eu me crio, ao me criar eu me repito. Donde a evidência de que a imaginação é tanto instrumento da criação quanto da experiência anterior, donde a necessidade de reconhecer que o imaginário é o motor real, o que o movimenta”. Held, 1980 -  Caderno Pedagógico – Educação Infantil: Oralidade.


sábado, 11 de maio de 2013

DIA DAS MÃES


A Equipe do CMEI Arnaldo Agenor Bertone preparou um momento muito especial para comemorar o Dia das Mães entre família. As famílias foram convidadas para participar de um pouco da rotina das crianças do CMEI. Neste momento as famílias ajudaram as crianças na confecção da lembrança para as mães e participaram do momento permanente diário do Canto de Atividades Diversificadas. Foi um momento muito gostoso no qual as famílias puderam sentir um pouco da rotina das crianças brincando e se divertindo muito com seus filhos além de estreitar os laços com o CMEI. Parabéns para todas as mães do CMEI Arnaldo Agenor Bertone, que esse possa ser um momento mágico vivido em família!

abaixo você pode conferir um pouco desse momento em cada sala...


PRÉ B

PRÉ A

MATERNAL III B

MATERNAL III A

MATERNAL II

MATERNAL I B

MATERNAL I A

BERÇÁRIO

sexta-feira, 3 de maio de 2013

BRINCANDO COM TAMPAS


turma: maternal iii b

Equipe: Maria Rosana, Quézia e Raqueli

Com um pote e muitas tampas o desafio proposto para as crianças foi que pegassem as tampas com os dedos dos pés e levassem até o pote. Em outros momentos as crianças caminharam com a tampa presa nos dedos. Foi uma experiência diferente e muito divertida!  


quinta-feira, 2 de maio de 2013

UM LIVRO GIGANTE NO PRÉ B...


EQUIPE: MARA ELIZANDRA, DAYANA E DENISE

A turma do Pré B está participando da sequência didática “Quem sou eu?” que tem como objetivo auxiliar a criança a perceber-se a si e ao outro, suas igualdades e diferenças e sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
            Quando lançamos a proposta de confeccionarmos um livro gigante às crianças, elas demonstraram muita curiosidade e interesse em saber como seria, o que conteria em suas páginas. Ao explicar que seria a história de cada uma delas então, não viam a hora de começar o trabalho.
            Em cada etapa percebi o entusiasmo ao registrarem cada detalhe de suas particularidades como: nome, cor dos cabelos, olhos, preferência por determinadas roupas, peso, altura.
            Nosso livro ainda está em processo de confecção e no decorrer do ano as crianças terão oportunidade de consultá-lo e acrescentar dados que acharem importante sempre que quiserem. Confira um pouco do trabalho já realizado.