sábado, 18 de maio de 2013

LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


TURMA: MATERNAL II
EQUIPE: LUCIANA, RAFAEL E VIVIANE

Diariamente trabalhamos a leitura de fruição pelo educador e semanalmente a contação de histórias, como “A viagem a casa da vovó”, levando as crianças ao mundo de faz de conta e ao mesmo tempo mágico, em que todos participam e se descontraem.
“Contar histórias é a mais antiga e, ao mesmo tempo, a mais moderna forma de comunicação. Durante muitos anos, ouvir uma história, contá-la e recontá-la foi a maneira de preservar os valores e a cultura de uma determinada comunidade... A história contada oralmente acolhe, consola, alimenta o imaginário e constrói o repertório para as crianças lidarem com situações do dia-a-dia”. Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil: Leitura e Contação na Educação Infantil – página 08.
As crianças também tem a oportunidade de contar histórias na turma do Maternal II. “Ao realizar a leitura, mesmo que de maneira não convencional, a criança sente-se capaz de ler e acredita que o faz ao relacionar texto e imagem ou conhecer o conteúdo do texto por memorização”. Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil: Leitura e Contação na Educação Infantil – página 14.
É gratificante para nós educadores identificar em nossa turma o gosto pela leitura e estimulamos ainda mais com um grande propósito de formar leitores.

“O livro é um segundo caminho, como o sonho, mas é sonho que dura, pois sendo legível, tem o poder de se repetir. Ao me representar eu me crio, ao me criar eu me repito. Donde a evidência de que a imaginação é tanto instrumento da criação quanto da experiência anterior, donde a necessidade de reconhecer que o imaginário é o motor real, o que o movimenta”. Held, 1980 -  Caderno Pedagógico – Educação Infantil: Oralidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário