TURMA:
MATERNAL II
EQUIPE:
LUCIANA, RAFAEL E VIVIANE
Diariamente
trabalhamos a leitura de fruição pelo educador e semanalmente a contação de
histórias, como “A viagem a casa da vovó”, levando as crianças ao mundo de faz
de conta e ao mesmo tempo mágico, em que todos participam e se descontraem.
“Contar
histórias é a mais antiga e, ao mesmo tempo, a mais moderna forma de
comunicação. Durante muitos anos, ouvir uma história, contá-la e recontá-la foi
a maneira de preservar os valores e a cultura de uma determinada comunidade...
A história contada oralmente acolhe, consola, alimenta o imaginário e constrói
o repertório para as crianças lidarem com situações do dia-a-dia”. Referenciais
para Estudo e Planejamento na Educação Infantil: Leitura e Contação na Educação
Infantil – página 08.
As
crianças também tem a oportunidade de contar histórias na turma do Maternal II.
“Ao realizar a leitura, mesmo que de maneira não convencional, a criança
sente-se capaz de ler e acredita que o faz ao relacionar texto e imagem ou
conhecer o conteúdo do texto por memorização”. Referenciais para Estudo e
Planejamento na Educação Infantil: Leitura e Contação na Educação Infantil – página
14.
É
gratificante para nós educadores identificar em nossa turma o gosto pela
leitura e estimulamos ainda mais com um grande propósito de formar leitores.
“O livro é um segundo caminho, como o sonho, mas é
sonho que dura, pois sendo legível, tem o poder de se repetir. Ao me
representar eu me crio, ao me criar eu me repito. Donde a evidência de que a
imaginação é tanto instrumento da criação quanto da experiência anterior, donde
a necessidade de reconhecer que o imaginário é o motor real, o que o movimenta”.
Held, 1980 - Caderno Pedagógico –
Educação Infantil: Oralidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário